sexta-feira, 28 de abril de 2017

A MORDOMIA OS RECURSOS NATURAIS

Resultado de imagem para site:psicosendo.blogspot.com

http://psicosendo.blogspot.com.br/2014/


A MORDOMIA OS RECURSOS NATURAIS

Conhecida no meio cristão como “mordomia da criação”, a administração dos bens do Senhor, nesse caso, se refere ao planeta terra, aos recursos naturais e também ao ser humano. Ele é o criador e dono absoluto e tudo e de todos. 

O planeta terra e todos os seus recursos naturais, o ser humano, seu bens materiais, intelectuais e espirituais pertencem a Deus.  Quando criou o homem e lhe encarregou de lavrar e cuidar do Jardim, a vida do jardim seria preservada e também a do homem que se alimenta dos frutos da terra.

A criação de Deus é uma engrenagem perfeita, o homem planta, a terra frutifica, o homem colhe se alimenta, descansa a terra, planta novamente. Levítico 25:4 Porém, no sétimo ano, haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao SENHOR; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha.


Como exemplo dos cuidados de Deus com o ser humano e a sua criação, o primeiro saneamento básico está registrado em Deuteronômio 23:13 que diz: Dentre as tuas armas terás uma pá; e, quando te abaixares fora, cavarás com ela e, volvendo-te, cobrirás o que defecasteSe na época não houvesse essa forma de tratamento das fezes humanas poderia ocorrer uma grande contaminação por coliformes fecais, contaminando o ambiente e prejudicando a saúde humana.

Deus é perfeito e criativo e quando criou o mundo o fez perfeito e viu que era bom. O planeta Terra e seus recursos são aliados, um recurso natural ajuda na sobrevivência do outro. A começar pelo solo que é a base de tudo (Genesis 1:9-10 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.). Nele as árvores fixam suas raízes e através delas, se alimentam dos nutrientes existentes no solo. Nele microrganismos vivem e as águas fazem seu leito e formam rios. No solo se encontram os armazéns de água potável.


Existem vários tipos de solos, alguns são ricos em ferro, em cálcio e outros minerais necessários à preservação, pois os mesmo componentes que existem nos animais, vegetais, no solo e no ar são necessários ao ser humano. O ferro, por exemplo, é importantíssimo na oxigenação do corpo humano.
Genesis 1:9: Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.

A água é o elemento mais importante para o ser humano. Assim como o planeta é composto de 70% de água e 30% de porção seca, o corpo humano também, ele se compõem de 70% de água e trinta % de porção seca (veias, nervos). 

O organismo humano precisa de aproximadamente 4 litros de água diariamente, ela é essencial para todas as funções orgânicas porque regula a temperatura interna do corpo humano e hidrata os órgãos. Ela transporta as vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais através do organismo.

Distribuição da água no corpo humano.




Fonte: www.cunolatina.com.br/dicas.htm

Uma das conseqüências da falta da água no organismo é a desidratação que prejudica o transporte das vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais para o organismo desvitalizando o corpo gravemente. Da mesma forma a água é fundamental para o planeta, ela também regula a temperatura do planeta, hidrata a terra, transporta nutrientes que alimentam e saciam a sede de todas as espécies existentes no reino animal e vegetal.

O Salmo 1:3 diz   que bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Este versículo mostra que o homem que cresce ao lado do Pai, do Filho e do Espírito Santo que está sempre regado, hidratado, alimentado e sadio e ao seu tempo dá frutos espirituais comparando o à árvores que crescem ao lado dos ribeiros de água porque estas também são melhores hidratadas, alimentadas e sadias. Por outro lado se o homem estiver ao lado de águas (físicas e espirituais) contaminadas ele não se desenvolverá saudavelmente em área alguma, desta mesma forma as árvores que estão as margens de águas poluídas terão problemas para se desenvolver.

No livro de Genesis capitulo 1 versículo de 11 a 12 Deus manda a terra produzir relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

Genesis 1.29-30 mostra a importância da vegetação criada.  Disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

A vegetação além de servir de sustento para os homens e para algumas espécies, ela possui outras funções como o das matas ciliares, as quais controlam a erosão nas margens dos rios evitando o assoreamento. Também minimizam os efeitos de enchentes, filtram possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes mantendo a quantidade e a qualidade das águas, além de auxiliar na proteção da fauna local.

Observe os cílios ao redor de dos olhos, ele serve para impedir que pequenos microrganismos Caim diretamente sobre os olhos. Um olho sem cílios esta desprotegido.

A mata ciliar é chamada assim porque as árvores funcionam como cílios ao redor dos olhos.  Sem ela as águas ficam desprotegidas. 

A vegetação também é utilizada como remédios desde os tempos bíblicos. Em 2 Reis 20:7 quando o rei Ezequias adoeceu, o profeta Isaías disse para ele tomar uma pasta de figos e colocar sobre a úlcera; ele o fez e recuperou a saúde. E até os dias de hoje os remédios tem sido extraído da natureza.

Genesis 1:20-25 registra a criação dos animais: Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.

Houve tarde e manhã, o quinto dia. Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

Todos os animais criados pelo Senhor tem uma função biológica produtiva, a exemplo algumas espécies da fauna ajudam a manter algumas espécies vegetais como abelhas, vespas, mariposas, borboletas, besouros, e morcegos são polinizadores e as aves e mamíferos que são dispersores de sementes (o morcego é também um dispersor de sementes).


Algumas sementes com a propriedade de se agarrar a outras coisas, como faz o carrapicho, são transportadas grudadas nos corpos das aves, como os pombos e as codornas, quando caem no solo, germinam preservando a sua espécie.

Ao construir seus ninhos com ramos de ervas, e quando estas estão em época de florescer suas sementes, durante seu vôo para transportá-las para o seu ninho elas dispersam as sementes dando continuidade a espécie de tal erva. Esses são só alguns exemplos da importância da fauna no ciclo vital criado por Deus.

Deus também criou o ar. Atos 17:25 diz que Ele nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. Sem ar não nenhuma espécie de vida, inclusive o ser humano fato registrado em Jó 27:3 enquanto em mim estiver a minha vida, e o sopro de Deus nos meus narizes e Salmos 104:29 Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. Não haveria também saúde, pois é o oxigênio que transporta o ferro pelo organismo humano.

Se ar não existisse não haveria a atmosfera que protege a Terra dos raios solares e conserva o calor durante a noite.


Não haveria o fogo considerando que a combustão necessita de oxigênio e nem água, pois a composição da água é duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. O ar transporta sementes, sons, ameniza o calor, auxilia no amadurecimento das frutas, ele é fundamental para a existência do planeta.

Quando Deus terminou a sua criação viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Contudo, o uso desenfreado dos recursos naturais, a poluição do solo, do ar e da água, automaticamente contaminará todas as espécies de animais, vegetais e o ser humano. Em borá o ser humano não se lembre disto.